quarta-feira, 16 de maio de 2012

Minha meninas... ops, máquinas de costura....

Hoje preciso falar das minhas meninas. Minhas três MÁQUINAS DE COSTURA.



Minha primeira máquina de costura foi minha sogra quem deu. Ela ganhou do marido (meu sogro) quando estava grávida do meu marido, nossa que confusão.... Mas de qualquer maneira durante a gravidez ela fez o enxoval do meu marido nela. E durante muito tempo essa máquina foi usada por minha sogra pra fazer "costuras pra fora" como ela mesma diz.

É uma Singer Zig-Zag, da década de 1960. Ela era só de pedal, isso mesmo, aqueles pedais antiiiigos, que balançavam pra frente para trás. Meu sogro na década de 1980 mandou adaptar um motor e colocar uma lampadinha, como dá pra ver na foto. O pedal antigo ainda funciona e só preciso encaixar a correia que é de couro, e começar a costurar...

                                   Essa peça que está em frente à agulha é um faz viés antigo.

Amo essa máquina, primeiro, porque foi a minha primeira, segundo, porque tem um valor sentimental enorme tanto pra minha sogra quanto pra mim e terceiro porque ela é muito porreta, aguenta tudo quanto é tranco. Costura couro, lona de caminhão, e tudo mais que quiser costurar. Nunca quebra, só o ponto que dá uma desreguladinha de vez em quando, mas nada difícil de resolver. E além de tudo, tem um móvel, o que eu adoro!

Foi nessa máquina que aprendi a costurar sendo orientada pela minha sogra. Fiz lençóis, toalhas de mesas, capas de almofadas, enfim coisinhas de dona de casa, rsrsrsr.

Minha segunda máquina de costura é uma Elgin Genius Super Automática da década 1970 e foi uma das máquinas da minha mãe.



Devo confessar que ela é muuuito barulhenta, mas tem cada pontinho fofo, que acaba compensando o barulho. Gosto dela, pois é uma máquina forte e portátil, apesar de ser pesadinha dá pra levar de um lado pro outro.

Ano passado achei que estava na hora de compar uma máquina eletrônica. Pesquisei, pesquisei e acabei comprando a Brother CS6000i. No fim comprei sem ter visto ao vivo ou mesmo costurado nela. Paguei súper barato no site da Amazon e valeu o custo benefício.



No início não usava nem o pedal para costurar, de tão empolgada que fiquei em ter um botãozinho fazendo as vezes de pé. Mas hoje em dia só tiro o pedal quando vou fazer algum Quilt, pois é ótimo poder manter  velocidade constante nesse tipo de trabalho.

Junto com a Brother, vieram vários pézinhos, uma mesa extensora e adquiri uma maleta para transporte, para poder levar pra casa da minha sogra, pois adoro ir costurar lá.

Aliás o ponto dela é perfeito, já faz mais de um ano que comprei e nunca deu trabalho. Não quebra, não desregula e dá o mínimo de defeito nos pontos.

A única coisa de que não gostei na Brother é que o braço livre é muito pequeno e para quiltar peças maiores dá muuuito trabalho.

Sempre acabo quiltando coisas maiores na Singer antigona.

Bom essas, por enquanto,  são as minhas três meninas.

Amo as três, e não dou, não empresto e não vendo!!!

Bjs

29 comentários:

  1. Bom dia Shanti!
    Você tem aí duas máquinas que são relíquias valiosas e que nunca deverão ser descartadas. As máquinas antigas não tem concorrentes, mesmo que as novas façam mais que elas.
    Eu particularmente comprei uma Brother igual a sua e me arrependi. Não gosto dela, e um dos motivos é o vão livre que é curto e muito baixo. Tem outros motivos, mas nem vou relacionar porque nem vale a pena. Estou vendendo essa máquina, vou partir pra outra, só assim vou ficar feliz.
    De qualquer forma, e independente das máquinas, seus trabalhos estão cada dia mais bonitos.
    Beijos
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Oi Shanti,
    obrigada pela visita. Aquele caminho é feito entrelaçando as tiras sim, vc pega dois tecidos do mesmo tamanho. Um você corta na horizontal e outro na vertical, mas não separa as tiras, para de cortar +- 1 cm antes.
    Depois você precisa de um pedaço de entretela (daquela que se usa para fazer colarinho) maior do que os tecidos. Alinhe os tecidos sobre essa entretela pela parte que não foi cortada. Alfinete. Comece a entrelaçar com bastante cuidado, para ficar tudo bem certinho, sem espaço. Quando estiver bem arrumado, passe a ferro para que os tecidos estampados fiquem "colados"na entretela. Faça o sandwich, alfinete, escolha um pontinho de bordado e comece a costurar as emendas. Comece pelo meio e vá para as beiradas, é mais seguro. Depois é só dar o acabamento. As tiras podem ser cortadas retas ou em ondas, eu fiz um molde em papel cartão em ondas.
    Espero ter explicado, se vc não entendeu alguma coisa, mande um e-mail
    jussaragatos@gmail.com
    Estou sempre à sua disposição.
    Um beijo
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Obrigada querida pela visitinha e pelo carinho...beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga adoro teu blog sempre tem coisas lindas por aqui,beijokas...
    http://titacarre.com
    http://agulhaetricot.com
    http://lamaisoncarre.blogspot.com
    https://www.facebook.com/tita.carre
    http://titacarre.elo7.com.br visite minha loja tb e deixe sua opinião sobre meus produtos.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, você sumiu!!!!(eu também eu sei), mas epco por na maioria das vezes apenas corresponder aos comentários feitos em cada postagem minha, infelizmente não tenho tempo de ficar olhando um por um(juro que queria)por exemplo acabei de chegar do médico com Elisa e Isaac,os 2 estão doentinho e e pela graça e misericórdia de Deus a empresa do marido ainda não cancelou o plano de saúde(e que nós fizemos por conta própria é o mesmo que nada e isso ta me matando por dentro) em fim ela esta com amigdalite novamente a segunda em menos de 20 dias, e Isaac com sinusite.fomos com a receita na farmácia e 400,00 foi o valor dos remédios, chorei amiga, chorei pq estamos contando dinheirinhos , comprei só o do Isaac, e marquei uma consulta com a pediatra dela para amanhã de manhã, vou explicar minha situação e ver uma segunda alternativa ,pelo menos um que possamos encontrar genérico, caso contrario vai ser esse mesmo, não vou privar minha filha de um remédio, pelos meus filhos passo até fome, mas sei que Deus não vai permitir que passemos por isto.Obrigada pela visita, pelas poucas palavras, porém sempre marcantes. vou falar sim p meu marido enviar o e-mail ainda hoje!bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Shanti, encontrei seu blog por acaso, procurando no google um curso de manutenção em máquina de costura. Tenho uma Elgin Genius igualzinha à sua, que herdei da minha mãe há 14 anos, porém nunca havia mexido nela. Primeiro obstáculo, não consigo ajustar o ponto da menina, ele sempre fica frouxo embaixo. Você que usa também uma Genius, me diria o que fazer para solucionar este problema? Ah... já segui o manual, já mexi no suporte da "canelinha" e nada... Será que existe um curso pra isso? Adorei seu blog... aguardo contato seu!

    ResponderExcluir
  7. ola,gostarioa de saber se tem conhecimento sobre uma maquina de costura chamada Jupiter???pois adiquiri uma e nao consigo informaçoes sobre ela.

    obrigado

    daggerscontato@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu ganhei do meu marido, uma maquina elgin genius super altomática, que ele comprou de um amigo dele,eu ainda não sei costurar, e nem se quer colocar a linha nela, vc por acaso, tem o manual de operações dela? poderia me mandar? se caso tiver, manda pro e-mail gilmarpa@bol.com.br.
    Muito obrigada.
    Lisa.

    ResponderExcluir
  9. lindo parabéns
    http://becaeyel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi, boa tarde, ganhei da minha mae, uma maqina elgin genius igual a sua, só que ela não bordava e levei para o conserto e o mecânico falou e me mostrou que era o came, uma peça que faz a passagem dos pontos. Você sabe de alum lgar que vende peças para conserto dessa máquina?

    ResponderExcluir
  11. oi querida minha mãe tem uma maquina de costura singer zig zag ( azulzinha),igualzinha a sua, e ela esta procurando o manual dela, pois ela esta conseguindo acertar os pontos, vc teria o manual? caso vc tenha vc pode me mandar no mail? bjos... obrigado

    ResponderExcluir
  12. ola, gostaria muito do manual da elgin genius, estou muito necessitada, se voc tivesse poderia postar, me ajudaria muito, aguardoooooo sua resposta, muita obrigada...

    ResponderExcluir
  13. olá voce tem o manual dela da zig zag super da elgin?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia !!

    Vc teria o manual a maquina Elgin Genius para me enviar...

    meu email....ritafonseca48@yahoo.com.br

    desde ja agradeço....

    bjsssss

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Shanti, ganhei a alguns anos uma maquina elgin genius igualzinha a esta sua que esta no meio de suas menininhas e desde entao venho pelejando para fazer alguns tipos de costuras e para ajustar a pressao das linhas, sera que vc poderia ajudar esse costureiro amador a dominar esta maquina, vc tem o manual, se tiver poderia me mandar por email
    Meu nome e Agostinho tenho 57 anos e adoro costurar, meu email e doblecat@hotmail.com, se puder me ajudar desde ja lhe agradeço, obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olá, meu nome é Nilzete, ganhei da minha mãe uma máquina igual a essa Elgin Genius já usada, e posso dizer que foi o melhor presente que minha mão me deu, Com ela, faço minhas roupas, minhas almofadas, fiz enxoval do meu filho ha 22 anos atrás. não uso todos os seus artifícios pois não tenho todas as peças mas mesmo assim aproveito bem. Levei algumas vezes para ajustar o ponto mas nada grave. um dia quero ter uma mais moderna mas nunca vou me desfazer desta relíquia. Amo.

    ResponderExcluir
  18. oi preciso de ajuda tenho um a maquina elgin e não tenho manual por favor alguem me ajuda
    desde ja agradeço a atençaõ
    to amando o blog

    ResponderExcluir
  19. meu email
    amandamartins2102@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Ola Shanti você tem manual da elgin zig zag antiga? preciso urgente ,meu email elia.brites@gmail.com, agradeço desde já abraço teu blog é excelente

    ResponderExcluir
  21. Ola alguém poderia me enviar o manual dessa maquina Elgin Genius Super Automática meu e-mail é cezarmagayver@gmail.com agradeço desde ja...Cezar Costa

    ResponderExcluir
  22. Olá, alguém poderia me enviar o manual dessa maquina Elgin Genius Super Automática meu marido acabou de me dar uma de presente e eu não sei sequer passar a linha. Por favor, ajudem-me.
    Meu e-mail: bete.souzapaz@hotmail.com
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Ai que máquina liiiiinda a que era da sua sogra! Muita sorte você ter herdado uma máquina assim! Eu adoro máquinas antigas e ouço dizer que são muito boas e aguentam uma vida mas nunca tinha visto esse modelo. Ela é liiinda! Amei <3
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Ai que máquina liiiiinda a que era da sua sogra! Muita sorte você ter herdado uma máquina assim! Eu adoro máquinas antigas e ouço dizer que são muito boas e aguentam uma vida mas nunca tinha visto esse modelo. Ela é liiinda! Amei <3
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Ai que máquina liiiiinda a que era da sua sogra! Muita sorte você ter herdado uma máquina assim! Eu adoro máquinas antigas e ouço dizer que são muito boas e aguentam uma vida mas nunca tinha visto esse modelo. Ela é liiinda! Amei <3
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia!
    essa elgin Gennius faz caseado?

    ResponderExcluir
  28. oi boa tarde ganhei uma igual a sua 2 menina mas não faço idea de como fazer funcionar é que ela está a 35 anos sem uso será que preciso de um mecanico pra me ajudar e minha tia perdeu o manual a minha singer e a overlok consegui trabalhar com elas com a ajuda do manual mas com está estou perdida se puder me ajudar desde já agradeço paloma lehmann

    ResponderExcluir
  29. Olá tenha uma maquina dessa Elgin Genius mas não sei mexer em nada, tenho faz uns 10 anos e tentei e não consegui quero vender e pegar uma mais simples quanto vc acha que eu pego $$$$

    ResponderExcluir