sábado, 16 de julho de 2011

Impressão em Tecido com Impressora Doméstica

Como sou muito curiosa, resolvi que ia testar imprimir em tecido.
Precisava fazer etiquetas para meus trabalhos, mesmo que não sejam para venda achei legal ter meu nome neles.
Dei uma boa pesquisada pela net e através das instruções do blog Quilta e Borda  pus mãos a obra.

Material necessário:
Tecido de algodão, de preferência 100%
Amaciante
Papel sulfite
Cola bastão
Impressora


Escolhi um tecido de percal branco, como a trama é bem fechada o resultado ficou ótimo.
Deixei o tecido de molho em amaciante puro (usei mon bijou) por 8 hs.
Quando o tecido estava bem seco passei ferro até ficar bem liso.
Cortei o tecido um pouco menor do que a folha de sulfite.
Segundo as instruções que li, era preciso prender o tecido no sulfite com fita adesiva, mas como eu não tinha, resolvi usar cola de bastão e deu súper certo.
Com o tecido já colado no sulfite, coloquei na impressora (a minha é uma Hp Officejet J4660) com o tecido virado para baixo.
Fiz o desenho no Microsoft Publisher na opção etiquetas e modelo Grande Avery 5160.
Como eu estava sem cartucho colorido fiz em preto e branco mesmo.
Ficou perfeito. Aguardei 8 hs e passei a ferro. Esperei esfriar o tecido e lavei com sabão em pó.
Fiquei muito satisfeita com o resultado.
Mesmo lavando duas vezes o resultado ficou do jeito que imaginei.
Espero ter ajudado contando um pouquinho da minha experiência.
Bjs a todos.

A pedido da Paula Louceiro resolvi colocar uma foto da etiqueta que fiz. A foto não está muito boa, mas acho que dá para visualizar.

Essa foi a útima etiqueta que fiz, finalmente comprei o cartucho colorido.

10 comentários:

  1. Shanti,

    obrigada pelo comentário lá no PDP e desculpe a demora na minha resposta. Ando meio sobrecarregada e não tenho tido muito tempo para navegar na internet.
    Vc é MUITO gentil, viu!!!
    Olha, dei uma passeada no seu blog e vi que vc estava com problemas com a sua máquina. A minha primeira máquina de costura era igual a sua. Vc ainda está com alguma dúvida? Se eu puder te ajudar...
    Bjs carinhosos,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi,Shanti
    Obrigada pelabvisitinha.
    Vc falou algo sobre os desenhos, mas nao entendi exatamente o que vc quer.
    Eh o risco?
    bj

    ResponderExcluir
  3. Shanti,
    o vidro de botoes peguei nesse blog aqui
    http://lalinezacarkim.blogspot.com/2011/05/costura.html
    Tem muita coisa linda la
    A maquina de costura fui eu que fiz olhando para alguns desenhos, vou digitalizar amanha e coloco no blog junto com o post da pintura
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá Shanti, fico feliz que tenha gostado do blog e que possa ajudar quem está começando.
    Tem dois tutorais la no blog de blocos de patch. Espero que goste.
    Ah, fiquei curiosa pra ver a etiqueta. Depois tira foto vai?
    Bjoka

    ResponderExcluir
  5. Shanti do Céu,
    desculpe a demoa na resposta... Nossa, olha a quanto tempo vc me mandou esse email e só agora estou respondendo. Desculpe, querida, é falta de tempo mesmo. E quando tenho o tempo, não tenho forças de entrar na net, devido ao cansaço.
    Obrigada pelo comentário carinhoso, viu. Que bom que vc gostou da dica. É bem facilzinha de fazer!!!
    Qt ao óleo... Shanti, vou te ser MUITO sincera, eu não sei se pode usar não. Melhor vc procurar alguém que saiba sobre máquinas para vc não ter surpresas. Eu nunca coloquei óleo na minha não, mas acredito que seja muito bom vc fazer uma espécie de limpeza anual com alguma autorizada.
    Hoje, a minha máquina é uma Janome e, na loja que eu comprei, eles oferecem esse tipo de manutenção anual.
    Dê uma pesquisada aí se há esse tipo de serviço tb.
    Espero ter ajudado.
    Um beijo carinhoso,
    Mari

    ResponderExcluir
  6. Olá Shanti, já estou seguindo seu blog, quem sabe quando vc vir aqui na minha cidade passar umas ferias vc venha fazer aulas comigo, kkkk.
    adorei esta receita vou tentar fazer.
    bjs.....

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei a sua dica das etiquetas, vou fazer
    depois eu mostro.....muito obrigada!!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Oi Shanti,vou mostrar sim....eu e que agradeçoa a
    visita e os elogios.
    bjsss e bom feriado!!!

    ResponderExcluir
  9. Nussaaaa, que máximo! Já vi vários tutos de etiquetas, mas todos com impressão em silk ou papel transfer em fitas prontas, não me animei muito não. Nunca pensei em imprimir, porque minha impressora é jato de tinta. Será o mesmo sistema da sua?? A minha é HP 4180 que usa cartuchos daqueles recarregáveis, será que dá certo? Vou tentar uma hora dessas. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Valeu Shanti, vou tentar! Está muito bem explicado! só falta ver qual é a impressora que tem aqui em casa, rsrs... viu só como sou observadora... depois mostro fotos! bjos jeanine

    ResponderExcluir